quinta-feira, 26 de julho de 2012

MISSIONÁRIAS


 MISSIONÁRIAS
 (Moças americanas que se dedicavam a educação no Brasil)


            As missionárias se despojaram de todas as regalias familiares, para virem a um país distante e ainda em início de desenvolvimento. Elas trouxeram também, a visão de um sonho a realizar, encontrando um caminho que só é possível com espaços que privilegiem o sentir e o sonhar. Elas transformaram um Palacete familiar em um espaço para reflexão, ação, aprendizado e conhecimento, por que acreditavam que o pensar e sonhar coloca a mulher na dimensão do futuro.

Miss Layona Glenn1866 a 1969 - Nascida em Geórgia, USA. Veio ao Brasil pela primeira vez em companhia de Miss Martha Hite Watts em agosto de 1884. Juntas fundaram o Colégio Americano de Petrópolis, em 1895, na cidade de Petrópolis – RJ.  Educadora pioneira nas Escolas da Missão Americana de Senhoras Metodista. Por três vezes foi diretora do Colégio Americano Fluminense, Rio de Janeiro. Os conhecimentos médicos que adquiriu de seu pai, muito a ajudou por ocasião da febre amarela. Tratou de alunos e professores doentes e os salvou. Serviu no Instituto Central do Povo, no bairro da Gamboa RJ na clínica, escola e igreja. Ajudou na Fundação e organização do Instituto Ana Gonzaga, (orfanato) em Campo Grande, RJ. Aposentou-se em 1934. Voltou ao Brasil em 1949 e 1955 em visita, novamente em 1966 com seu irmão Mark. Em 1956, Foi condecorada pelo governo brasileiro, através da sua embaixada em Washington D.C., com a Ordem do Cruzeiro do Sul, em reconhecimento pelos 40 anos de serviços prestados à nossa Pátria. Em sua homenagem o edifício que hoje abriga o audiovisual recebeu o nome de Edifício Layona Glenn.



Miss Eliza Perkinson  - Nasceu no Estado de Missouri – USA.  Assumiu a direção do Colégio Americano de Petrópolis em 1901. Ela foi a primeira diretora administrativa, com função de trazer, para o Rio de Janeiro, o Colégio Americano de Petrópolis, no qual exercera a direção por 19 anos. O primeiro pavilhão construído, ainda sob a direção de Miss Eliza Perkinson, foi o Refeitório, que constava de sala de jantar, copa e cozinha.
Passou, então, a se preocupar com a construção do edifício que melhor atendesse à necessidade das alunas nos seus estudos. Em 1924, a missionária Eliza Perkinson, após 30 anos de incansável trabalho dedicado à educação brasileira, se aposenta, deixando este primeiro edifício erguido, com 2 andares, biblioteca, auditório e laboratório em fase de acabamento.
Em justa homenagem aquela que tanto se dedicou à sua construção, o edifício recebeu o nome de Eliza Perkinson (E.P.)
                                                                                                                        1
Miss Eva Louise Hyde – nasceu em 1885  e faleceu em 1981.
 Depois da jubilação de Miss Eliza Perkinson, assumiu o seu lugar Miss Eva Louise Hyde, que dirigiu o Colégio de 1925 a 1952.
Reitora era o título dado, na ocasião, à Diretora do Colégio Bennett.
Ela era missionária da Igreja Metodista, educadora por 40 anos no Brasil, co-fundadora e membro de vários grupos ecumênicos educacionais em nosso país, foi a única cidadã estrangeira a receber a condecoração da Ordem Nacional do Mérito, no grau de oficial, em 1º de dezembro de 1953.
Além da boa instrução, dava muita atenção às assembléias de cunho religioso, político e social e incentivava a colaboração das alunas nas obras sociais. Este espírito de solidariedade cristã tornou-se realidade na colaboração efetiva das alunas com as obras sociais, tais como o Instituto Central do Povo, Educandário Romão de Mattos Duarte e muitas outras.


Miss Clara Perry – Foi sucessora de Miss Belle H. Bennett na presidência da Junta Missionária de Senhoras nos Estados Unidos. Empenhou-se grandemente no levantamento de fundos financeiros para a construção de um prédio para ser o internato para alunas do recém-criado Curso Instituto Técnico – Curso de Formação de Professoras de Educação Religiosa, Pré-Primário e Economia Doméstica. O Prédio foi Inaugurado em 1942, abrigou alunas e professoras internas até 1965.
            .

MISS BELLE HARRIS BENNETT (1852 – 1922). Por longos anos presidente da Junta de Mulheres Metodistas dos Estados Unidos. Em 1913 com Miss M. L. Gibson visitam o Brasil a fim de estudarem a situação das escolas da Missão e participam da 28ª Sessão da Conferência Anual Brasileira, em agosto desse mesmo ano na cidade de Belo Horizonte, MG.
O Rio de Janeiro já colhia os resultados da monumental obra de Oswaldo Cruz na extinção da febre amarela. O Rio era ideal para a realização do sonho da Junta Missionária de Senhoras, Animada com a nova situação Miss Bennett com a participação do Reverendo Dr. H.. Clarence Tucker procura propriedade para a instalação de um novo colégio.
 Solicita o dinheiro a igreja na cidade de Nashiville, então centro da Missão.  
A quantia necessária para a compra não pode ser levantada. Ela regressa aos Estados Unidos e inicia campanha para a compra de uma propriedade no Rio de Janeiro.
Durante o Movimento Centenário da Igreja norte/americana as ofertas aumentaram e o dinheiro necessário para a escola do Rio – 300,000 dólares, ouro americano, torna-se uma realidade.  Em 1913, após a visita ao Brasil, organizou a campanha de que resultou a fundação de um colégio para moças no Rio de Janeiro.

                                                                                                                        2

Miss Ruth Dewey Anderson – Filha de John W. Anderson e Mamie G. Anderson. Nasceu em 29 de abril de 1808. Cursou na Faculdade de Texas State, onde lecionou alguns anos, logo após fez o curso de Educação Religiosa na Faculdade Scarrit College for Christian Workers, colando  grau de Máster of Arts. Chegando ao Brasil em 1930, lecionou por vários anos no Colégio Americano, onde veio ocupar o cargo de Reitora por longo tempo. Voltou aos EUA para um ano de férias e em 1946, especializou-se em Educação Religiosa, no Union Theological Seminary, NY. Antes disso substituiu a Reitora do Colégio Bennett, no Rio de Janeiro, durante mais de um ano. Voltando ao Brasil, Miss Ruth Anderson prestou eficiente auxílio à administração do Colégio Americano do qual era Reitora Miss Mary Sue Brown. Com a volta desta para sua Pátria, Miss Anderson voltou a administrar o Americano como reitora, cargo no qual a morte veio acolhê-la de surpresa em 1949. com isso abriu-se uma profunda lacuna na administração do grande educandário onde ela, como Reitora, vinha fazendo admirável trabalho. Além dos inúmeros afazeres no Colégio, ainda se devotava de todo o coração aos trabalhos da Igreja, ministrando, especialmente às senhoras, cursos bíblicos de muito valor para elas. Era também professora da classe de senhoras da Escola Dominical da Igreja Wesley, e diretora regional da Ordem das Diaconisas, cargo esse para o qual foi eleita pelo Concílio Regional do Sul.
            Ruth Dewey Anderson viveu para servir, e serviu com eficiência e ternura. Assinalados serviços prestou à Educação, à Igreja e ao Brasil.
            Períodos em que exerceu a Direção Geral do Colégio Americano: 1934 a 1935 – 1940 a 1945 – e em 1949.


Hugh Clarence Tucker – O missionário  Rev. Hugh Clarence Tucker (1857 / 1856), chegou ao Brasil em 1886. Iniciou sua carreira como pastor da comunidade norte americana no RJ, que se reunia na Capela Metodista na Praça José de Alencar. Capela existente até hoje, ao lado do atual templo da Igreja Metodista do Catete, muito descaracterizada pelas constantes obras. Nesta mesma ocasião começou a trabalhar como agente da Sociedade Bíblica Americana e teve oportunidade de percorrer grande parte do território brasileiro, o que lhe permitiu conhecer de perto a realidade política, social e econômica do país.
            Ele residia na Rua Paissandu, bom conhecedor da cidade, indicou para a Junta Missionária de Senhoras, a residência de Dr. Miguel Couto e em 1919 as missionárias adquiriram o Palacete São Clemente.
             O Rev. Tucker trabalhou muito pelo bem estar social de nossa população. Ele iniciou o trabalho no Instituto Central do Povo, na Gamboa.. tendo participado das campanhas sanitaristas do Dr. Oswaldo Cruz, de quem tornou-se amigo.
            Em 1941, deram seu nome ao Auditório, que acabara de ser construído no Prédio Erasmo Braga.

Miss Sarah Dawsey -  
Assumiu a direção do Colégio Bennett de 1955/1959 e de 1961 a 1965. Filha de missionários norte/americanos metodistas que trabalharam no Brasil durante 40
                                                                                                                                 3
anos, Miss Sarah nasceu em Piracicaba, Estado de São Paulo e fez até os 14 anos, os seus estudos no Brasil, indo em 1929 para os Estados Unidos de onde só regressou em 1934.  Lecionou no Colégio Izabella Hendrix, em Belo Horizonte.
Nos EEUU se especializou em Educação Primária e Pré-Primária no Peabody College, Nasville – Tennessee. Fez vários cursos de especialização em Pré-Primário e ensinou em Washington D.C. , de setembro de 1940 até junho de 1041. Retornando ao Brasil.
Organizou e dirigiu a Escola Maternal, que seria escola-laboratório do Instituto Técnico do Bennett, recém inaugurada. Com várias especializações para formação de professoras para Escola Pré-Primária atuou e marcou época, na educação pré-primária brasileira.  


Heloisa Marinho – (brasileira) Edifício Heloísa Marinho (Prédio anexo ao Erasmo Braga), construído em 1950 pelo Engenheiro Dr. Américo R. Campello – REBECCHI LTDA    - Gestão: EVA LOUISE HYDE.
            Em 1980, o então Diretor-Geral, Rev. Acir Goulart, numa homenagem á Heloísa Marinho, deu ao anexo o nome de EDIFICIO HELOISA MARINHO.
            Uma placa, à direita da entrada principal, diz o seguinte:
“À notável pioneira Heloisa Marinho, cinqüenta anos na vanguarda da educação Pré-Escolar no Brasil, a homenagem carinhosa do BENNETT no seu sexagenário.
12 de outubro de 1980.”

            HELOISA MARINHO (1902...). Ex aluna do Bennett. Primeira turma do curso de Madureza – 1923.
            Ajudou Miss Eva L. Hyde no planejamento e fundação do Instituto Técnico em 1941, curso de formação de professoras de Pré-Escolar, professoras de Educação Doméstica, professoras de Educação Religiosa. Em 1942 com Miss Sarah Dawsey ajudou na fundação do Departamento de Pré-Escolar, pioneiro no Brasil.

           

Miss Anita Harris – Assumiu a Reitoria do Bennett em 1953. Americana de nascimento e brasileira pelos anos dedicados a educação no Brasil.
Em 1954 abriu as portas do col[egio, pela primeira vez, para o Congresso de Inspetores do Ensino Secundário. Durante a sua gestão o Instituto Técnico cresceu  e ganhou o reconhecimento oficial; a Escola de Música Sacra ganhou novo órgão que deu novo entusiasmo as suas atividades sob a orientação do Prof. Albert Ream. No final de 1954, Miss Anita Harris viajou de férias para os Estados Unidos aceitando novos desafios por lá, não voltando mais ao Brasil.



Pode ter suas páginas aumentadas a qualquer momento!
                                                                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário